sábado, 5 de março de 2011

III Seminário Maria da Penha da Mulher Monlevadense

III Seminário Maria da Penha da Mulher Monlevadense é realizado com sucesso


Aconteceu no dia 03 de março de 2011, na sede do Bem Viver, situada na Rua Nova York, bairro Novo Cruzeiro, em João Monlevade, fazendo parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher, o III Seminário Maria da Penha da Mulher Monlevadense, em parceria com a Câmara Municipal e Prefeitura Municipal, além de apoio da Secretaria Municipal de Trabalho Social.

As edições anteriores foram realizadas na Câmara Municipal, tendo como coordenador dos trabalhos, na primeira edição, o idealizador do seminário, CL Josué Silva Abreu e na sua segunda edição a CaL Andréia Dornas coordenou os trabalhos.

Essa ano, novamente a Dra. Andréa Dornas Silva, advogada, foi a coordenadora dos trabalhos, sendo integrante do Lions Clube de João Monlevade Sobral, filha do casal governador e Assessora Distrital.

As demais palestrantes foram a Dra. Joyce Carlos da Motta Figueira, Delegada de Mulheres e a Dra. Vanessa Vieira, representante da OAB/MG, Subseção de João Monlevade.

Dra. Andréa deu início aos trabalhos explanando sobre os aspectos gerais da Lei Maria da Penha, a Lei 11.240,06, informando primeiramente a origem do nome da lei, explicando às mulheres presentes quem é Maria da Penha Fernandes, que tornou-se o símbolo da luta pelos direitos das mulheres. Logo após a Dra. Andréa traçou um paralelo sobre a situação da mulher vítima de violência antes e depois da Lei Maria da Penha, ressaltando os benefícios trazidos pelo referido dispositivo legal.

A Dra. Joyce falou sobre o histórico dos direitos femininos e informou às presentes sobre as etapas do atendimento feito pela Autoridade Policial dentro da Lei Maria da Penha, focando nos avanços trazidos pelo dispositivo no quesito celeridade e eficiência.

A Dra. Vanessa abordou os procedimentos legais conforme a Lei Maria da Penha, explicando, especificamente, o que acontece quando o processo sai da Delegacia e chega ao Fórum, ressaltando todas as fases, desde a intervenção do Ministério Público em Defesa da mulher, até o momento da audiência, quando a mulher tem o direito, garantido por lei, de comparecer acompanhada de um advogado, podendo pagar, ou não.

A representante da Prefeitura, Rita de Cássia, e a Vereadora Dulcinéia foram enfáticas no encerramento, ao dizer que mais importante do que entregar flores e presentes no dia Internacional da Mulher é repassar informações como aquelas e que as mulheres, cientes de seus direitos, não devem se calar diante dos abusos sofridos.

As mulheres da comunidade compareceram em peso e foram bastante participativas, mostrando-se interessadas em conhecer seus direitos e saber como exercê-los. O evento foi positivo e surgiu a idéia de que daqui em diante passe a acontecer em bairros, para que ocorra maior participação, como foi o caso deste.
 A Companheira Dra. Andréia Dornas coordenou os trabalhos do III seminário
Na mesa principal as palestrantes e a Coordenadora, Dra. Andréia. 



 As companheiras Mirna e Graça também estiveram presentes mais o casal Governador CL Fernando Barcelos e CaL Edna Dornas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário